Sikorsky apresenta aeronaves com tecnologia Matrix
A Sikorsky anunciou em 06 de outubro a criação da família de aeronaves não tripuladas Nomad. O projeto reúne características de helicóptero e avião, com decolagem e pouso vertical, capacidade de pairado e voo de cruzeiro sustentado por asas fixas. O Nomad é um sistema aéreo não tripulado de decolagem e pouso vertical (VTOL UAS) com dois rotores propulsores. O modelo utiliza principalmente propulsão híbrido-elétrica, enquanto as versões de maior porte contarão com motorização convencional. A operação é baseada no sistema de autonomia Matrix, desenvolvido em parceria com a Darpa, a agência de desenvolvimento militar do Pentágono, que permite integração com aeronaves de asas rotativas e fixas. A designação “família” está associada à modularidade do projeto, capaz de variar do porte de um UAS do Grupo 3, com peso entre 25 e 600 quilos, até versões equivalentes em dimensões a um helicóptero UH-60 Black Hawk, atingindo Grupos 4 e 5. As aeronaves foram projetadas para missões de reconhecimento, ataque leve, logística em ambientes contestados, além de aplicações civis como combate a incêndios florestais e transporte em regiões isoladas. Em março, a Sikorsky concluiu com êxito o voo prolongado do protótipo Nomad 50, com 3,1 metros de envergadura. Atualmente, a empresa constrói o Nomad 100, versão de 5,5 metros de envergadura, cujo primeiro voo está previsto para os próximos meses. O sistema Matrix já foi validado em operações de combate a incêndios, reabastecimento logístico e mobilidade aérea avançada. A proposta da Sikorsky é ampliar a atuação em cenários militares e civis, oferecendo aeronaves capazes de operar em terra ou no mar sem necessidade de infraestrutura aeroportuária. De acordo com o fabricante, os Nomad devem atuar como multiplicadores de força, operando em complemento a plataformas tripuladas, com destaque para cenários estratégicos no Indo-Pacífico e em outras regiões de interesse operacional. – https://aeromagazine.uol.com.br/artigo/sikorsky-drones-nomad-vtol-propulsao-hibrida.html