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Delta Airlines aumenta uso de IA para precificação de passagens, levantando dúvidas e curiosidade no mercado

A Delta Air Lines está se preparando para intensificar o uso de inteligência artificial (IA) na precificação de passagens aéreas. Essa mudança foi discutida por executivos da empresa durante o Investor Day de 2024 e, segundo o presidente da Delta, Glen Hauenstein, a companhia planeja utilizar a IA para determinar preços de forma mais dinâmica e eficiente. Com a expectativa de que a Delta implemente essa tecnologia em 20% de suas operações até o final de 2025, a abordagem suscita perguntas sobre suas implicações para os consumidores. A Delta está colaborando com a empresa israelense Fetcherr, que desenvolveu um motor de precificação capaz de prever a demanda de maneira granular e aplicar métodos de precificação frequente, similar ao que ocorre em mercados financeiros e de comércio eletrônico. O uso de IA para precificação não é uma novidade total, já que a gestão de receita das companhias aéreas já utiliza automação para lidar com uma infinidade de combinações tarifárias. No entanto, a introdução de uma estratégia mais agressiva de precificação com base em IA pode resultar em mudanças significativas no comportamento do mercado. Fetcherr, por exemplo, afirma ter observado um aumento de até 9% na receita durante as fases de teste, além de uma redução de 60% nos processos manuais. Por outro lado, a personalização da precificação gera preocupações sobre discriminação de preços, onde fatores como status de lealdade do cliente, como o nível de fidelidade na Delta, poderiam influenciar o preço final da passagem. Há também a possibilidade de que essa nova estratégia leve a ofertas mais atraentes para preencher assentos vazios, mas a maneira como isso será aplicado em plataformas de comparação de preços e agências de viagem online ainda é uma incógnita. No final, tudo faz parte de um mercado em constante evolução, onde a demanda e a oferta é que definirão os preços. – https://aeroin.net/delta-airlines-aumenta-uso-de-ia-para-precificacao-de-passagens-levantando-duvidas-e-curiosidade-no-mercado/