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Nova funcionalidade do SISSAR entra em operação e emite alerta antes de um acidente aéreo ocorrer

Em 15 de janeiro de 2025, o novo sistema do Centro de Controle de Missão (MCC) Brasileiro passou a operar oficialmente o sinal SGB (balizas de segunda geração). Esse sistema possui a capacidade de alertar pilotos antes mesmo de um acidente aéreo ocorrer, indicando que a coordenação do resgate foi iniciada e que o salvamento já está a caminho. No Brasil, a maioria dos equipamentos de emergência instalados em aeronaves ainda é de primeira geração (FGB). Recentemente, a Organização Internacional de Aviação Civil (OACI) recomendou que, a partir de 2025, todas as aeronaves fabricadas sejam equipadas com balizas de segunda geração (SGB). O SGB foi implementado oficialmente em 2024 e, até então, apenas os MCC dos Estados Unidos, França e Austrália possuíam certificação para tratar os alertas desse tipo de equipamento. Agora, o Brasil retorna a uma posição de destaque e referência em modernização e excelência, sendo o quarto MCC no mundo a processar dados SGB. O Sistema de Busca e Salvamento Brasileiro (SISSAR) é gerenciado pela Força Aérea Brasileira (FAB) e tem como objetivo resgatar pessoas envolvidas em acidentes aéreos ou marítimos. O SISSAR opera em parceria com o COSPAS-SARSAT, um sistema internacional de localização de equipamentos de emergência. – https://aeroin.net/nova-funcionalidade-do-sissar-entra-em-operacao-e-emite-alerta-antes-de-um-acidente-aereo-ocorrer/