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Aviões da Europa devem voar com nova tecnologia anticolisão em voo em breve

O regulador de transporte aéreo europeu (EASA) está formalmente recomendando a adoção de regras que permitam às aeronaves usar a mais recente tecnologia de prevenção de colisões no espaço aéreo do continente. As aeronaves com peso máximo de decolagem acima de 5.7t são obrigadas a ter o sistema de prevenção de colisões TCAS 7.1. No entanto, um conceito subsequente, conhecido como ACAS Xa, foi desenvolvido para melhorar o desempenho e capacidades do sistema, ao mesmo tempo que reduz a possibilidade de alertas desnecessários. A Agência da União Europeia para a Segurança da Aviação (EASA) elaborou uma opinião formal, que será submetida à Comissão Europeia, apoiando o uso do ACAS Xa e impedindo a restrição de aeronaves equipadas com Xa. O ACAS Xa é compatível com o TCAS 7.1. Mas enquanto o TCAS se baseia exclusivamente na decodificação do transponder para determinar e projetar as posições das aeronaves, o ACAS Xa não usa regras codificadas, empregando em vez disso um modelo probabilístico de espaço aéreo. Ele detecta ameaças usando um processo de decisão de Markov, usando uma representação estatística de onde a aeronave intrusa provavelmente estará no futuro para determinar o melhor curso de ação. Os alertas são baseados em “risco percebido” e “filtram” muitos potenciais avisos de resolução onde esse risco é baixo, diz a organização de navegação pan-europeia Eurocontrol. – https://aeroin.net/avioes-da-europa-devem-voar-com-nova-tecnologia-de-anticolisao-em-voo-em-breve/