Governo brasileiro inicia privatização de portos no país, criando novas oportunidades de negócios
O governo brasileiro deu início à privatização da CODESA (Companhia Docas do Espírito Santo), responsável pela gestão dos Portos de Vitória e Barra do Riacho, ambos estrategicamente posicionados no Estado do Espírito Santo, no Sudeste do Brasil.
O vencedor da licitação assumirá a concessão dos dois portos por 35 anos e deverá investir R$ 1,3 bilhão ao longo desse periodo. Os interessados devem apresentar suas propostas até o dia 22 de março de 2022, às 18h (horário do Brasil), e o Leilão está marcado para o dia 25 de março de 2022, às 14h (horário do Brasil). Pessoas jurídicas brasileiras e estrangeiras, incluindo instituições financeiras, Fundos de Investimento em Participações (“FIP”) e entidades de previdência complementar poderão participar da licitação, atuando isoladamente ou em Consórcio.
Espera-se que a privatização da CODESA resulte no aumento da movimentação de cargas pelo Porto de Vitória de 7 milhões para 14 milhões de toneladas por ano. Além disso, o vencedor da licitação terá direito a explorar comercialmente novas áreas do porto de Barra do Riacho, já que atualmente, da área total de 860 mil metros quadrados, 522 mil metros quadrados permanecem inexplorados e podem ser destinados a outras atividades na zona portuária.
O próximo porto brasileiro a ser privatizado será o Porto de Santos, que é o maior complexo portuário da América Latina e movimenta atualmente cerca de 145 milhões de toneladas de carga por ano, podendo chegar a 290 milhões de toneladas após a privatização