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Airbus destaca a inovação do reabastecimento aéreo sem intervenção humana

A tecnologia disruptiva para reabastecimento totalmente autônomo em voo – designada Auto’Mate – está sendo desenvolvida pela unidade de negócios Airbus Defense and Space em colaboração com a Airbus UpNext, a subsidiária de inovação da empresa. Segundo a companhia, a Airbus UpNext também está buscando projetos cruzados como tecnologias de assistência ao piloto para aumentar ainda mais a segurança de voo e a eficiência operacional da aeronave, juntamente com novos sistemas de propulsão e design de aeronaves para enfrentar os desafios de sustentabilidade. Em março passado, uma demonstração bem-sucedida do Auto’Mate usando um avião-tanque de teste da Airbus e quatro drones não tripulados foi um marco importante para a capacidade de reabastecimento autônomo em voo, que será seguida ainda este ano por uma campanha de voo ainda mais ambiciosa. Ao automatizar o reabastecimento em voo sem a necessidade de intervenção humana, um avião-tanque pode assumir o controle de uma aeronave “receptora” a vários quilômetros de distância, guiá-la e controlá-la autonomamente até a posição adequada para receber combustível, seguida pela transferência real de combustível via a sonda de reabastecimento, completada por uma manobra de separação segura no final da operação. Os procedimentos de reabastecimento em voo utilizados hoje exigem uma coordenação exigente e precisa entre a tripulação de um avião-tanque e o piloto da aeronave “receptora”. Ao aplicar tecnologias autônomas, o processo se beneficiará de maior segurança, confiabilidade e eficiência. Outras vantagens são a capacidade de conduzir operações mais eficazes – incluindo a transferência de combustível em condições de baixíssima visibilidade e a redução de custos de treinamento para as tripulações de voo. Tão importante quanto isso, a tecnologia Auto’Mate abre caminho para o reabastecimento aéreo de veículos aéreos de combate não tripulados, como drones, além da reutilização de tecnologias em transportadoras remotas e operações de “ala leal” – que são os principais elementos não tripulados do futuro combate aéreo da Europa. – https://aeroin.net/airbus-destaca-a-inovacao-do-reabastecimento-aereo-sem-intervencao-humana/